O Projeto SPARHTACUS II

Intitulado “Modelo Estocástico de Políticas Semanais para o Despacho Horário do Sistema Interligado Nacional – SPARHTACUS II”, o projeto desenvolvido no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) ANEEL tem por objetivo principal desenvolver um modelo computacional de programação estocástica linear inteira-mista, de grande porte e alto desempenho, para que as decisões eletroenergéticas do SIN sejam tomadas ao se representar individualmente a operação das hidrelétricas em um ambiente em que todas as etapas do planejamento energético possam ser resolvidas de maneira integrada.

Financiado pela Norte Energia, concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, no âmbito do P&D ANEEL, o projeto conta com a parceria da Norus e do Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica – LabPlan da UFSC, além de cooperação técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Norte Energia S.A.

A Norte Energia S.A. é responsável pela construção e operação da maior usina 100% brasileira: a Usina Hidrelétrica Belo Monte.

Constituída sob a forma de Sociedade de Propósito Específico (SPE), a Companhia venceu o leilão de concessão em 20 abril de 2010. O prazo de gerenciamento da Usina pela Norte Energia, definido no contrato de concessão, é de 35 anos.

Ao assumir o desafio de construir e operar a UHE Belo Monte, a Norte Energia firmou o compromisso de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país, por meio da geração de energia elétrica limpa, renovável, confiável e a preço justo, utilizando o potencial hidrelétrico do rio Xingu.

Norus

Impulsionar para as melhores decisões é o propósito da Norus, uma empresa de Florianópolis/SC que entrega tecnologia para apoiar as decisões dos agentes de comercialização de energia elétrica.

Desde 2011, a Norus alia o conhecimento acadêmico com a prática de mercado para impulsionar o dia a dia das empresas que decidem o futuro da energia. Movidos pelo espírito colaborativo, a Norus tem como foco encontrar soluções eficientes e eficazes, atuando com excelência, criatividade, ética e honestidade. O resultado? Maior produtividade, competitividade e segurança na tomada de decisão.

Labplan

O Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica (LabPlan) da UFSC tem por objetivo realizar e promover o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão considerando aspectos de planejamento e operação de sistemas elétricos, geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica.

Atualmente o LabPlan atua na graduação, especialização, mestrado e doutorado da UFSC, além de promover educação continuada, desenvolvimento de projetos de pesquisa e consultorias. O LabPlan conta com mais de 30 alunos e possui ampla rede de colaboração nacional e internacional.